A conversa fiada com o nome de LATAM.
Para os brasileiros que viajam pela TAM, nossa linda companhia aerea, com maiusculas, a Falecido Comandante Rolin, nao e mais nossa. A fusao com a companhia aerea chilena foi fachada e golpe sujo para driblar a legislacao brasileira que nao permite que uma companhia aerea tenha mais de 20% (vinte por cento) do seu capital de procedencia estrangeira. Se o comandante Rolin vivesse, vomitaria, certamente e aos gritos diante de tanta humilhacao.
O que acontece e a criacao de uma "holding", com sede no Clile, nosso pais vizinho, da qual a LAN CLILE, ficaria com 70,67% da lideranca. Em outras palavras: A LAN (cia aerea chilena) e dona da TAM. Voces nao sabiam disso, nao e, passageiros da TAM?
Que vergonha, primeiro foi a antiga PANAIR DO BRASIL, A VARIG, A TRANSBRASIL, A VASP e agora a TAM. Onde estao as nossas leis e os nossos congressistas?
"A nova montagem consistiu no segunte: Monta-se uma nova empresa, a Latam Airlines. Nela haverá um bloco de controle, constituído por 24,07% do capital com a família Cueto (da Lan) e 13,52% com a família Amaro (da TAM). Essa companhia terá 20% da TAM. A família Rolim continuará com 80% do controle até ser efetivada a fusão e a operação ser aprovada pelas autoridades aeronáuticas. Em circunstâncias normais, jamais seria aprovada. Mas o Brasil é Brasil.Não foi por outro motivo que, já há alguns meses, a TAM eliminou o slogan "orgulho de ser brasileira".Acertada a fusão, as ações da TAM serão trocadas por BDR (Brazilian Depositary Receipts, títulos que representam ações de empresas em bolsas estrangeiras) da LAN, negociadas na Bolsa de Nova York e de Santiago, na proporção de 90% do valor. Pelos cálculos do mercado, na sexta-feira, cada ação da TAM poderá chegar a R$ 43,50 – 90% do valor da LAN, de 13.900 pesos chilenos, equivalentes a R$ 48,33. Antes da operação, o mercado considerava R$ 40,00 o preço justo para uma ação da TAM, conforme informou a analista Rosangela Ribeiro, da SLW Corretora, a Tatiane Correa, da Dinheiro Vivo. Em seguinda a TAM fecha capital e suas acoes desaparecem."
Nessa reportagem acima, de Luiz Nassif, voces podem entender exatamengte o que aconteceu com essa falsa fusao. Nao e uma vergonha?
Agora eu pergunto: voces ainda tem condicao de virar isso ai? Claro. Repassem esse e-mail e esse Blog para todos os que voce conhece e para o Congresso Nacional, para a Presidencia da Republica, para quem voces quizerem passar. O importante e repassar. Caso nao adiante nada, todos nos, os brasileiros que viajamos na TAM pensando estarmos mais em casa, estamos e entregando o ouro ao bandido como nos mesmos falamos no linguajar popular.
Onde esta o slogan "O ORGULHO DE SER BRASILEIRA"?
Onde esta a nossa forca aeronautica que nao toma partido nisso embargando esta falcatrua. Afinal de contas, o que e mais importante e e o que eu vou citar agora em letras garrafais logo abaixo:
UMA COMPANHIA AEREA FUNCIONA SOB UM REGIME DE CONCESSAO DO GOVERNO BRASILEIRO, no nosso caso de brasileiros.
E muito diferente com o que aconteceu com a fusao da Brahma e Antarctica na AMBEV que, logo apos desnacionalizacao, seus acionistas foram a viver no externior.
Companhias cervejeiras nao sao companhias extrategicas, o que acontece na aviacao comercial. A companhia aerea nacional e geradora de divisas, de integracao e orgulho de um povo. Hoje o que seremos? Depois de mais de 30 anos voando, hoje nossa TAM e chilena, o que para nos e uma vergonha por nao termos homens de fibra que pudessem impedir essa transacao, ou melhor, palhacada.
Meus lamentos a essa atitude vergonhosa.
Luiz Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário